Indicação de livros para o ano de 2025
- Daniel Henrique Amorim
- 6 de jan. de 2025
- 7 min de leitura
Atualizado: 15 de jan. de 2025

O ano de 2024 acabou, mas eu não poderia deixar de registar aqui algumas leituras que fiz nesse ano que passou e outras que fiz um tempo atrás, bem mais que um ano atrás para ser mais exato.
Com essa lista desejo inspirar alguns dos meus amigos e colegas leitores desse blog que pretendo alimentar cada vez mais nesse ano de 2025, e isso não é promessa de início de ano. Me cobrem! Mas para isso peço que vocês se inscrevam na Newsletter para receberem as indicações de novos posts e outras novidades que eu publicar aqui.
Espero que essa lista seja útil para alguém.
E se você se interessar por algum livro, não se acanhe em clicar nos links, eles lhe levarão ao maravilhoso mundo do Marketplace da Amazon, onde sou um associado e ganho uns trocados caso você compre algum dos itens postados aqui. E é claro, sem você pagar nada a mais por isso.

Nesses livros temos o que há de mais próximo da realidade da vida de Steve Jobs e da criação da empresa mundialmente conhecida como Apple. Embora eu não seja um fã de nem de outro, eu gosto de pensar que os erros que Steve Jobs cometeu, tanto no âmbito pessoal quanto no âmbito empresarial podem ser usados como lições aprendidas por qualquer um em qualquer área. E não são poucos os erros, e também há muitas vitórias.

Tendo sido um dos maiores influenciadores na tecnologia do mundo em que vivemos atualmente, Steve Jobs teve sua mão também em assuntos como telecomunicações, entretenimento, música e filmes, mais exatamente a animação.
Vale a pena conhecer um desses dois livros. O primeiro é mais pessoal, e fala da trajetória quase completa de Steve, já o segundo, apesar do título levar o nome de Steve Jobs, na verdade é uma biografia da Apple, falando em vários momentos sobre Steve Wozniak e outros integrantes que foram peças importante dos momentos mais memoráveis da época de ouro da computação pessoal.

Esse livro é uma ótima introdução para aqueles que querem entender um pouco mais do assunto de Segurança da Informação e Cibersegurança, mesmo não conhecendo nada em ambas áreas. As dicas e temas abordados servem tanto para segurança pessoal em equipamentos como Celulares e Notebooks, quanto para segurança em desktops de empresas e servidores. Como sempre nesses livros da "Coleção Para Leigos" os temas são tratados com humor e muita simplicidade, indo muito pouco além da dificuldade média ou avançada.

Esse livro foge um pouco do tema desse site, mas mostra um pouco do porquê ele existe, um pouco de trabalho e um pouco de divulgação de informações. Esses dois autores mostram como é possível falar de temas polêmicos, políticos e científicos sem ser complexo demais.
A escrita e a desenvoltura dos autores é admirável pois no Brasil temos carência desse tipo de abordagem científica e com fácil entendimento e exemplos bem brasileiros.

Esse livro conta como funciona a espionagem da CIA, a Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos, de dentro para fora. A biografia de um dos homens mais procurados do mundo pode ser comparado a um thriller de ação e espionagem, mas é real, é muito real. A questão de privacidade, ou sendo mais exato, a falta de privacidade no mundo da internet revelada neste livro torna tudo muito mais cinza nas relações entre as grandes empresas de tecnologia e agências de segurança de diversos países.
Esse livro começa com a história do próprio autor, nada muito extraordinário. Sendo a vida dele muito comum, e parecidada a muitos daqueles que cresceram na área internet discada nas décadas de 80 e 90 e indo até seus relacionamentos e trabalhos, uma parte muito importante da sua vida é o que e como ela se relaciona aos atentados as Torre Gêmeas no dia 11 de setembro de 2001, isso mudou tudo para ele e muitos estadunidênses. Seu trabalho mudou e seu foco aonde gostaria de estar também. Esse foi realmente um dia que mudou a vida de muitas pessoas.
Apesar de conter algumas coisas mais técnicas, o autor consegue passar elas de forma mais fácil de entender, explicando alguns termos e conceitos de forma que qualquer pessoa possa ler o conteúdo sem perder nada. A decisão de escancarar para o mundo o que os Estados Unidos estavam fazendo com os dados de seus cidadãos e as outras pessoas ao redor do mundo deixa a história no ponto certo para aquilo que realmente é o tema do livro: "mostrar como ele quebrou o esquema de espionagem mundial".
Você consegue sentir a tensão ao final do livro, e uma espécie de falta de solução, já que aqui temos apenas problemáticas, apesar de o autor se dizer com esperanças de dias melhores, é díficil acreditar.

Esse livro pode ensinar para qualquer pessoa o significado sucesso a partir da excelência de produtos, em uma startup que muitas vezes pareceu ter tudo para dar errado, mas por ser quem é jamais deixou de perder sua essência.
A "busca pela perfeição" pode parecer uma frase redundante dentro google, pois a tentativa e erro é basicamente o que move esses caras. Liderados inicialmente pelos criadores da maior Ferramenta de Busca da Internet em 1997, Sergey Brin e Larry Page têm um lema "não seja mal", isso ajuda eles desde sempre a tomarem decisões que podem ir contra a privacidade do seu público de usuários espalhados pelo mundo ou aquisições multi-milhonárias.
O autor que se intitula como "o funcionário de número 59" do Google é Douglas Edwards, nesse livro algumas revelações de como era a empresa no ínicio e como ela se desenvolveu nessa gigante da tecnologia, até o dia em que ele percebe que é milionário, tendo recebido ações do Google bem no ínicio da empresa, quando ela não tinha o seu capital aberto ainda.
Vale a leitura para todos os amantes da tecnologia, curiosos sobre empresas gigantes e de sucesso e empreendedores de qualquer área.

Eu recomendo esse tipo de livro / "revistinha de banca" para qualquer pessoa que queira entrar no "mundo da tecnologia" e não sabe por onde começar. Esse tipo de conteúdo ainda é fácil de encontrar nas ruas em bancas de jornais e revistas, mas uma novidade que pouca gente sabe é que também existem as revistas, jornais e livretos em formato digital. No site da Amazon você encontra várias opções, e para quem é assinante Kindle Unlimited fica ainda mais fácil, tendo milhares de opções em diversos idiomas.
Nesse livro você encontra dicas de comandos, explicações sobre as principais diferenças entre os sistemas operacionais de código aberto e fechado.

A linguagem do momento é o Python, quem não aprendeu está em tempo de correr atrás do prejuízo.
Esse tipo de livro é uma ótima introdução a programação até para quem não é da área. Deixo essa dica para todos que tem curiosidade para começar e não sabe como.

Um dos mais influentes empresários da área de entretenimento no país, Érico Borgo é antes de tudo um apaixonado pela cultura pop.
Foi cofundador do maior portal da área no Brasil, o Omelete, e também cofundador e diretor da CCXP, maior evento nerd do mundo.
Mais recentemente, fundou com outros sócios a produtora Huuro. Mas participar desse boom das últimas décadas não teria sido possível sem as histórias contadas aqui.
Para trabalhar com fãs e criar uma conexão profunda de respeito com eles, é preciso ter uma verdadeira paixão pelo universo nerd.
Neste livro, Érico Borgo compartilha sua jornada pessoal e profissional, além de revisitar experiências com seus universos e personagens favoritos, guiando o leitor por uma divertida viagem nostálgica que ultrapassa gerações e une todos os amantes da cultura pop.

Ransomware, Defendendo-se da Extorsão Digital, por Allan Liska e Thimoty Gallo
A principal ameaça a infraestrutura de empresas e pessoas comuns em suas casas atualmente é o Ransomware, uma categoria de malware capaz de criptografar os arquivos de seu computador até que você pague um resgate para desbloqueá-los. Com este livro prático, você verá como os ransomwares podem infectar seu sistema e como interromper o ataque antes que atinjam a rede.
Os autores explicam como o sucesso desses ataques deu origem não só a muitas variantes de ransomware, mas também a diversas maneiras continuamente em evolução de atingir seus alvos. Você conhecerá métodos para responder rapidamente a um ataque de ransomware, assim como meios de se proteger para não ser infectado. Vale para profissionais de Tecnologia e curiosos sobre o assunto.

Esse é um dos livros que virá um clássico mesmo sem ser do tipo romance. É um livro de história da humanidade, de como ela se desenvolveu apesar de todas as dificuldades, suas tecnologias mais primativas e mais recentes, seus objetivos, suas diversidades e muito mais. É um livro que nos leva a refletir sobre nossa posição nesse pedaço de terra que orbita o ponto branco e amarelado no espaço. Esse foge o tema principal do site, que é a tecnologia, mas ainda assim é uma leitura obrigatória, para quem quer entender sobre o mundo e sobre si mesmo.

Esse livro já tem uma resenha aqui no site, vale a pena visitar antes e depois de ler ele. É um livro que apresenta a história do site WikiLeaks e de Julian Assange, seu criador. A criatura e o criador são ambos personagens polêmicos e muitas vezes fundidos no mesmo tema, o vazamento de informações sigilosas de governos autoritários e outros nem tanto, mas por baixo de toda democracia também há sujeira a ser revelada. Essa abordagem jogou Julian e o WikiLeaks em tramas reais mas que parecem ser coisa de filme, assim como no caso de Edward Snowden, porém muito antes dele Assange já fazia história.

Um dos meus autores favoritos tem um livro que aborda a tecnologia de um modo mais dramático, por assim dizer. Dan Brown antes de ser mundialmente conhecido pelos best-sellers "Anjos e Demônios" e "O Código daVinci", já escrevia sobre temas polêmicos e espinhosos, nesse livro ele prevê o uso de informações pessoais dos cidadãos americanos e ao redor do mundo para fins de espionagem pelo governo dos Estados Unidos. Isso foi antes de ele criar o personagem Robert Langdon.
Eu pretendia que a lista tivesse apenas 12 livros, mas se você é como eu e abandona livros no meio para voltar a ler dez anos depois, pode achar essa lista até pequena, mas não se empolgue, escolha com cuidado sua próxima leitura, ela deve ser sempre prazerosa e contínua, mesmo que a interrompa por breves períodos, jamais abandone o hábito de ler em si. Isso é o que importa: o hábito de ler, não é a quantidade de páginas nem de livros, isso são apenas números.



Comentários