Windows 11 não confirma exclusão de arquivos
- Daniel Henrique Amorim
- 8 de nov. de 2024
- 3 min de leitura
Se você tem instalado o Sistema Operacional Windows 11 deve ter percebido que por padrão ele não pergunta se deseja confirmar a exclusão do arquivo, ou seja, ao pressionar o "Delete" no teclado o arquivo é enviado diretamente para a Lixeira do Sistema.
Ao que parece, isso é um novo padrão para Sistemas Operacionais, talvez se baseando em outros Sistemas Linux, como Ubuntu.
"Ok, mas porquê isso é importante?" Você deve estar se perguntado. Em um ambiente domiciliar isso não é um grande problema, excluir um arquivo e buscar na lixeira não deve ser algo difícil. Mas em um ambiente de trabalho, como uma grande empresa, isso pode dar um problema gigante, ainda mais se tratando de um parque com centenas de funcionários acostumados a pressionar o botão de Delete no Teclado esperar uma confirmação, ao longo de todos esses anos nas interfaces gráficas do Windows, da versão 95 ao Windows 10.
Exclusões acidentais são comuns, na minha pouca experiência com a área de TI (desde 2011). E a confirmação é um freio, para que isso não ocorra com tanta facilidade.
Como corrigir isso?
Se você tiver poucos computadores nessa situação o em seu ambiente, basta ir até o ícone da Lixeira, clicar com o botão direito do mouse, Propriedades.
Em Propriedades da Lixeira, ative a caixa de seleção "Exibir caixa de Diálogo de confirmação de exclusão", depois é só Aplicar e Ok.

Isso serve para basicamente qualquer Windows, fiz o teste no Windows 11 e 10.
E quando se trata de um ambiente grande, com várias máquinas?
Aí entram as gloriosas GPOs - Políticas de Grupo do Active Directory.
Para isso podemos criar uma GPO que obriga os computadores confirmarem a exclusão de arquivos.
O exemplo a seguir foi executado no Windows Server 2022:
Antes de continuar, aqui vai um aviso - CUIDADO AO MANIPULAR O ACTIVE DIRECTORY E GPOS, POLÍTICAS DE GRUPO SÃO PODEROSAS E PODEM CAUSAR PROBLEMAS, É BOM QUE A CONFIGURAÇÃO A SEGUIR SEJA TESTADA ANTES EM UM PEQUENO NÚMERO DE USUÁRIOS E COMPUTADORES ANTES DE REPLICAR PARA A PRODUÇÃO TOTAL NO PARQUE. O AUTOR DO POST E O SITE NÃO SE RESPONSABILIZAM POR QUALQUER PROBLEMA CAUSADO EM SEU AMBIENTE, ESTEJA AVISADO.
Você deve ir até o Gerenciamento de Políticas de Grupo, clicar sobre o botão direito do mouse no seu domínio e abrir as opções, e clicar na opção Criar um GPO neste domínio e fornecer um link para ele aqui..., na caixa de Novo GPO dê um nome fácil de identificar.


Clique na GPO recém criada e com o botão direito do mouse, escolha a opção Editar...

No Editor de Gerenciamento de Política de Grupo navegue até a opção: Configuração do Usuário > Políticas > Modelos Administrativos:... > Componentes do Windows > Explorador de Arquivos

Selecione: Exibir caixa de diálogo de confirmação ao excluir arquivos.

Clique e com o botão direito do mouse, escolha a opção Editar... ou dê dois cliques.
Na tela seguinte, selecione a opção Habilitado, depois Aplicar e OK.

Pronto sua GPO vai ser rodada assim que as máquinas forem reiniciadas ou através do comando "gpupdate /force" no Terminal CMD (como Administrador) nas máquinas, quase certo que terá de reiniciar o computador logo após a execução do comando.
Depois é só verificar nas Propriedades da Lixeira, observe que o usuário não conseguirá desfazer a configuração manualmente, sendo necessário desativar a configuração somente via GPO novamente.

Problema resolvido!
GOSTOU DA DICA?
Se você gostou do post, não esqueça de compartilhar com os amigos. Alguma sugestão ou crítica, deixe um comentário abaixo.



Funcionou bem aqui. Eu não tinha reparado nisso quando iria excluir os documentos.